Tradutor

segunda-feira, 8 de abril de 2013

Curiosidade #1 - Mate Argentino

O Mate está presente em 98% dos lares argentinos. E a maioria toma ser primeiro mate do dia antes do café da manha ou durante deixando o café de lado e dando lugar ao mate. É uma infusao de erva-mate (Ilex paraguaiensis), planta que se encontra nas cuencas dos Rios Paraguai, Paraná e Uruguai.
As plantas passam por um procedimento especial antes de ser comercializadas. Elas são secadas, cortadas e moídas.

A erva mate argentina em geral tem um sabor amargo por isso muitas pessoas usam açúcar, adoçantes e/ou mel. Já no sul do Brasil, a erva é mais suave e por isso não usamos nenhum tipo de adoçante.



Foto: Reprodução


O Mate se bebe quente com um “canudo”, que aqui se chama bombilla e em num pequeno recipiente que chamamos de cuia. A agua quente não chega a ser fervida, na verdade, nunca pode ser fervida!!!

Existem estudos que comprovam que bebida tem inúmeros benefícios. Entre todas as características, o Mate tem um efeito estimulante (físico e mental) mas longe esta de ser tipo o café. É digestiva, depuradora e anti-oxidante. Ainda tem uma longa quantidade de vitaminas (A, B1, B2, C e E), e é rica em sais minerais como Cálcio, Ferro, Fósforo, Potássio, Manganês, entre muitas outras propriedades. É um bom auxiliar das dietas pelo efeito de saciedade que ela da ao beber. Combate a diabetes.

Além de tudo isto, o Mate ajuda a eliminar o colesterol ruim, diminuindo as doenças cardiovasculares. O Instituto Pasteur da França e a sociedade científica de Paris constataram que não existem no mundo outra planta que se equipare à erva-mate em suas propriedades e seu valor nutricional.

Sem dúvidas o mate é um dos costumes que eu mais gosto. Pois aproxima as pessoas... Nós adeptos do mate costumamos dizer sempre que "Um mate nunca se nega a ninguém". Em uma roda de chimarrão não existe pobre, rico, branco, negro, magro, gordo... Não existem preconceitos e nem distinção de classes!!